Saturday, May 7

algures em fevereiro

Desencontro Fevereiro no escuro, ventoso, parada em cada esquina que me afasta da cerimónia acesa. Estrada estreita realça calada o detalhes em torno dos passos que vagueiam por tons cinzentos. As àrvores têm magia neste lugar incómodo. Rodopio., como aqueles tiques criancetes quando se pressiona num botão instantâneo para ser feita alguma coisa, qualquer coisa, sem ter de haver um esforço para pensar antes. Os chapéus pretos abrem uma multidão e pouco à vontade vou percorrendo um caminho escondido por estátuas presenteadas às almas que aqui se encontram em pedra fria esculpidas conforme as dimensões da luz que ilumina os olhos de cada um. Aqui o branco é uma invasão nostálgica que arde nos olhos - bloquearam-me as palavras lá fora. Chega um sorri, chega outro levanta-se, e os apertos de mão vão sendo fortalecidos por uma noção pouca válida de cada convidado. Os presentes são voluntários. O único convite possível são os ramos distribuídos, largados um a um 'até mais ver'. Fantasmas na minha cabeça. Tudo isto soa a temporário não havendo tempo para me adaptar a estes calafrios repentinos. Uma memória numa imagem, uma pessoa no lugar de três (...)

Eram todas irmãs mais novas. ex fumadoras, solteiras, apanhadas por alguns desgostos a meio de uma vida que não vivi: a 1a era portadora de uma beleza distinta que ficou presa aos 20 quando se casou com um cirurgião do norte.
a 2a teve direito aos seus romances fílmicos. Talvez tenha sido a mais dada a tragédia graças às raizes teatrais do pai que não conheci. Prolongou os anos com muitos boatos, passando por uma união selada pela família com algum estratagema no fim.
a 3a acertou no casamento. Alguns anos mais tarde o marido sofreu um acidente de viação num cruzamento amaldiçoado em Santarém. Nunca mais viveu com ninguém.


Nunca vi nenhuma fumar. Nem sequer em ocasiões especiais como costumavam ajustar quando se queriam defender. Só a última, mas eram raras as vezes. Fazia questão em ser discreta. Comprometeu.se a deixar os cigarros, mas no fim dos almoços voltou a dar o seu passeio.
Sinto-me desnorteada por tempestades mudas cá dentro.

0 Teardrops:

Post a Comment

<< Home