Friday, January 27

Sons ausentes de memória, diria eu

Deve ser uma abstracção nebulosa estar-se assim, numa ilha de náufragos, preso a sopro que nos chega por um fio ligado a uma vida.

J. Cardoso Pires -



Viajante exótico a quem desconhecia em absoluto a língua, o passado e o presente.
Andava por ali, transposto por qualquer um num território satélite sem vida. Ainda a atmosfera era leve e luminosa e tu transitavas pelas pessoas com um longo olhar com rumo. Ou sem...? Adiante. Pavilhão para a frente, pavilhão para trás, aquele que se desdobrou de mim como um figurante gratuito que o destino acrescentou à paisagem. Continuo a recorda-lo. Impossibilidade de o ter, impossibilitada mas não me perturba. Por vezes vou encontrando-o diante um mundo onde as imagens me parecem conotações umas com as outras. Também sei que ele recebia a minha voz como ecos desligados, a menos que essa, como outras rememorações, não passe duma "visão minha, auditava talvez" que eu tivesse construído no limbo da pós-libertação quando te vi.
Jogo dos ecos. Falsa visão.
Seria?
Pausa agora este mês, sol ameno. Vejo-te da janela e fixo-te com interesse. Ele também mas passado um segundo perde-se apesar de continuar a olhá-lo. Esta figração contínua repete-se a qualquer momento em que nos aproximamos no mesmo local. Mas assim que me afasto é como se tivesse abandonado uma vidraça deserta. Ou terá sempre sido?... Andar andar sempre a andar. Atenta nele. O desfocar da vista, certas expressões evasivas, certas insensibilidades, percebe-se que não somos capazes de nos localizarmos com clareza. Um impensável veslumbre de estranheza. Ali o tenho, aquele ser, personagem, criatura. Ali o tenho, anulado e discreto. E ali me tenho. Assumindo a observação que pressupõe a ironia com a captação de sinais que ele requer e eu, não me parecendo fácil iludir o caos da irreflexão. Incomunicabilidade, pois. Incomunicabilidade total.
Continuo a segui-lo, por vezes... A princípio houve uma outra situação em que nos confundimos e fomos um só. Situações raríssimas, acrescento, breves clarões de consciência entre nós. Mas em menos de nada ela já se tinha perdido de mim e ia, a arrastar névoa. Vai sem ver, percebe-se.
Vai, foi. Seguiu.